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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

As epístolas pastorais

Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
Romanos 1:8


As epístolas pastorais1 Timóteo2 Timóteo e Epístola a Tito também já tiveram a autoria questionada. As três principais razões são:
  • As diferenças em vocabulário, estilo e teologia em relação às demais obras de Paulo. Os defensores da autenticidade afirma que elas foram provavelmente escritas em nome do apóstolo sob sua autoridade por algum de seus discípulos, a quem ele teria explicado claramente o que deveria ser escrito, ou a quem ele havia passado um sumário por escrito dos pontos a serem desenvolvidos, e que, uma vez escritas, Paulo as teria lido, aprovado e assinado[47].
  • A dificuldade de alinhá-las com a biografia conhecida de Paulo[60]. Estas epístolas, assim como as dirigidas aos Colossenses e aos Efésios, foram escritas no período em que Paulo estava preso, mas ao contrário delas, afirmam que o apóstolo foi solto e viajou depois disso. Os defensores argumentam que Paulo foi preso pela primeira vez não por algum crime contra os romanos, mas para salvá-lo da prisão. Em Filêmom, ele parece ter a esperança de ser libertado logo[nota y1] e haveria bastante tempo para ele ter visitado Creta e escrever as epístolas a Timóteo antes de sua segunda - e final - prisão pelos romanos[47].
  • Finalmente, foram levantadas diversas objeções sobre o estado avançado da Igreja que a epístola deixa transparecer. Novamente, os defensores alegam que a epístola usa termos como "bispo", "diácono" e "padres" como sinônimos para indicar os que foram legados pelos apóstolos com a missão evangélica e não no sentido organizacional que termo viria a adquirir nos anos seguintes. Alegam também que se estas epístolas fossem mesmo, como alegam os críticos, uma defesa da sucessão apostólica pelos bispos, elas já deveriam ter sido 

Um comentário:

Lucianoscruzcruz@gmail.com disse...

Visitas a Jerusalém nos Atos e nas Epístolas
Esta tabela foi adaptada da obra de White, From Jesus to Christianity[30]. Este pareamento entre as viagens de Paulo como narradas nos Atos e nas Epístolas não são consenso entre os acadêmicos.
Atos dos Apóstolos Epístolas
Primeira visita a Jerusalém[nota d1]
"Decorridos muitos dias" da conversão em Damasco
Prega abertamente em Jerusalém com Barnabé
Encontra os apóstolos
Primeira visita a Jerusalém[nota e1]
Três anos após a conversão de Damasco
Vê apenas Pedro (Cefas) e Tiago
Segunda visita a Jerusalém[nota f1]
Levando a ajuda financeira por conta da fome
Há um debate sobre se a viagem de Paulo em Gálatas 2 se refere à visita para ajudar na fome ou sobre o Concílio de Jerusalém. Se for à primeira, então esta é a visita feita «depois de quatorze anos» (Gálatas 2:1)[16].
Terceira visita a Jerusalém[nota g1]
com Barnabé
"Concílio de Jerusalém"
Seguida pelo confronto com Barnabé em Antioquia sobre João Marcos[nota h1]
Outra [nota m] visita a Jerusalém[nota i1]
14 anos depois (após a conversão de Damasco?)
Com Barnabé e Tito
possivelmente o "Concílio de Jerusalém"
Paulo concorda em "se lembrar dos pobres"
Seguida pela confrontação com Pedro e Barnabé em Antioquia[nota j1]
Quarta visita a Jerusalém[nota k1]
Para cumprimentar a igreja
Aparentemente não é mencionada.
Quinta visita a Jerusalém[nota l1]
Após uma ausência de muitos anos[nota m1]
Para "trazer esmolas à minha nação, e fazer oferenda"
Paulo é preso
Outra [nota n] visita a Jerusalém [nota n1]
Para "trazer esmolas"

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Dedicatória Missionária Monica A. Teixeira.

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