Aldeia Tribo Kawoa Maracatu

Tempo de orar

Adeia Pycyry Tribo Kaywa

Adeia Pycyry Tribo Kaywa
caixa economica federal (0221)(013) (00004530-0)R$ 1,00 ( para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos. Deuteronômio 24:19)

Ano novo 2014

Tribo kamaiura /Xingu

sábado, 26 de novembro de 2011

Angioplastia O que é?


Angioplastia





O que é?
É uma técnica que utiliza um minúsculo balão inflado dentro da artéria obstruída com placas de gordura e sangue, além de uma minitela de aço que, aberta, facilita a passagem do sangue. O procedimento é usado desde 1983 nos EUA e chegou ao Brasil na década atual. Agora, os pacientes também recebem, durante a operação, uma substância que impede o reinfarto.

A substância abciximab, descoberta recentemente, impede a união de plaquetas - células sanguíneas que impedem os sangramentos.
abciximab torna mais eficiente a cirurgia e reduziu para 4% a mortalidade entre infartados atendidos em hospitais.



Restrições

Não pode ser usada em:
  • pessoas com mais de 80 anos;
  • pacientes que sofrem de doenças hemorrágicas, pois o remédio impede a coagulação;
  • quem fez a cirurgia nos últimos 6 meses;
  • quem sofreu derrame cerebral nos últimos dois anos. Derrame é uma hemorragia em um vaso do cérebro.
O cateterismo é o primeiro passo. Para ver o local da obstrução, é inserido um cateter (tubo com um visor) que identifica até onde o sangue ainda chega dentro da artéria.
Identificada a área obstruída, coloca-se um fio através do cateter. Há um balão vazio nesse fio, que é inflado no local de bloqueio, esmagando as placas que provocaram o entupimento. Uma evolução: o stent (tela de aço inoxidável) acompanha o balão e consegue aumentar a eficácia do procedimento.

Além de esmagar a placa de obstrução, o balão, quando cheio, monta o stent. A tela de aço, já montada, cola na parede interna da artéria e impede que esta se feche.

O balão que acompanhou o fio durante a angioplastia esvazia e é retirado da artéria. Mas o stent permanece. No momento em que o balão seca, o sangue volta a circular normalmente.

Depois de instalado o stent, o fio é retirado junto com o tubo do catéter que lhe deu passagem. As chances de sucesso da angioplastia com stent chegam a 98%.


Remédio convencional




O trombolítico é um remédio usado para destruir os coágulos de sangue que se formam em torno das placas de gordura acumuladas dentro da artéria. É um medicamento capaz de desobstruir a artéria, mas só atua sobre as células de sangue. A placa de gordura permanece.


As plaquetas


(1) - Plaqueta
(2) - Agregação excessiva de plaqueta
s
O entupimento nas artérias não se deve unicamente ao acúmulo de gordura (colesterol). As placas gordurosas machucam a parede interna das artérias e provocam sangramentos. O sangue, então, também se concentra e forma coágulos. Além disso, as plaquetas (células do sangue que, quando unidas, bloqueiam o sangramento) também se juntam e aumentam a placa de obstrução da artéria.


O novo remédio
Uma nova substância, chamada abciximab (de nome comercial ReoPro) aumentou a eficácia da angioplastia. Sua função é a de impedir que as plaquetas se unam e, portanto, evitar a formação de obstruções dentro das artérias. Sem a agregação das plaquetas, a artéria corre menos risco de entupir novamente. Mostrou ter conseguido reduzir em 50% um segundo infarto ou a morte.
(1) - O Abciximab impede que as plaquetas se unam
(2) - Agregação plaquetária inibida
.


Histórico

Em 1.960, a mortalidade dos pacientes que chegavam ao hospital com infarto agudo era de 20%. A partir de 1.980 (com o uso de trombolíticos) esse número caiu para 10%. Dez anos mais tarde, ano em que passou a se usar a angioplastia a mortalidade reduziu para 4%.


Hospital Santa LúciaTexto e imagens
Correio Braziliense



http://www.einstein.br/Hospital/cardiologia/Paginas/cardiologia.aspx


Angina de Peito Introdução A angina de peito não é uma doença mas sim um conjunto de sintomas que ocorrem quando o fornecimento de sangue ao coração é insuficiente. O sangue entra no coração através de duas artérias, as artérias coronárias. Se essas artérias estreitarem de modo a impedirem que o sangue chegue rapidamente ao músculo cardíaco, o coração “queixa-se” por meio de dor. A essa dor se chama angina de peito. A angina é normalmente um sintoma de doença coronária. A angina é comum e afecta cerca de 1 em cada 50 pessoas. É mais comum em pessoas com mais de 50 anos, mas pode ocorrer em pessoas mais jovens. Sintomas O sintoma mais comum da angina é dor no peito. A dor também pode ocorrer num ou em ambos os ombros, na garganta, no maxilar, no pescoço, nas costas ou nos braços. Habitualmente, a dor da angina dura apenas alguns minutos. A dor da angina ocorre mais frequentemente durante o exercício físico, mas pode ser desencadeada por outras situações, como stress, emoções fortes como raiva ou excitação, temperaturas baixas ou vento, ou a ingestão de uma grande refeição. Outros sintomas incluem a falta de ar, sensação de asfixia, suores, má disposição ou exaustão. Muitas pessoas com angina têm apenas alguns destes sintomas, e em casos menos graves, poderão não sentir quaisquer sintomas. Causas A angina acontece quando as artérias coronárias ficam demasiado estreitas para fornecerem sangue suficiente ao coração. A razão mais comum para esse estreitamento é a arterosclerose. A arterosclerose é uma doença que leva à acumulação de gordura, a que se chama placa, dentro das artérias. Essa placa forma-se em pedaços que acabam por reduzir o fluxo sanguíneo da artéria. Existem causas menos comuns para a angina, como a compressão das artérias por algo próximo das mesmas, inflamação ou infecção das artérias e doenças nas válvulas cardíacas.
Page 2 of 3
Angina | Portuguese | Translated 04/08 © Queen’s Printer and Controller of HMSO 2008
Os fumadores, as pessoas com colesterol ou tensão arterial alta, as pessoas obesas e os que não fazem exercício físico têm mais probabilidades de ter angina. Diagnóstico A angina é frequentemente diagnosticada pelos seus sintomas. Também poderá efectuar-se um electrocardiograma, que é um exame de medição da actividade eléctrica do coração. Este exame pode confirmar o diagnóstico e mostrar danos ao coração. Se nunca teve angina e se começar a sentir os sintomas, deve contactar o seu médico de família ou dirigir-se para o serviço de urgências mais próximo. Se já teve angina, deve procurar assistência médica de imediato se acordar a meio da noite com os sintomas ou se estes piorarem, durarem mais tempo ou forem mais frequentes. Tratamento A droga nitroglicerina pode controlar as dores da angina e é muitas vezes receitada para consumo durante os ataques de angina. Uma angina ligeira ou moderada poderá necessitar de tratamento com medicamentos que alarguem as artérias como nitratos, bloqueadores beta ou bloqueadores dos canais de cálcio. Se tiver angina grave, poderá ser necessário recorrer-se à cirurgia para alargar as artérias (angioplastia) ou a uma cirurgia de bypass coronário. Tomar uma pequena dose de aspirina todos os dias pode ajudar a evitar coágulos sanguíneos e reduz o risco de ataques cardíacos, por isso, é frequentemente receitada uma dose diária de aspirina aos pacientes com angina. Em caso de colesterol elevado, podem ser receitadas estatinas, um medicamento que ajuda a baixar o nível de colesterol no sangue e a tornar o desenvolvimento de sintomas de angina menos provável. Prevenção Um estilo de vida saudável é a melhor forma de manter um coração saudável e evitar a angina. Pode melhorar a saúde do seu coração através da manutenção de um peso saudável, exercício regular, uma dieta com baixo teor de gorduras e colesterol e não fumar.
Uma pequena dose diária de aspirina (75 - 150mg) pode ajudar a evitar o coágulo sanguíneo e é recomendada a pessoas em risco de desenvolverem angina. No entanto, só deverá tomar aspirina para a angina se o seu médico recomendar, pois não de adequa a pessoas com menos de 12 anos, a pessoas com problemas
Page 3 of 3
Angina | Portuguese | Translated 04/08 © Queen’s Printer and Controller of HMSO 2008
digestivos ou na coagulação sanguínea e não pode ser tomada com determinados medicamentos. Se já tem angina, pode ajudar a evitar um ataque se não tomar cafeína ou outros estimulantes, se beber álcool em moderação (não exceder 1 a 2 bebidas por dia), se evitar refeições grandes ou pesadas e se evitar situações de stress.
Serviço confidencial de tradução O NHS Direct pode fornecer intérpretes confidenciais em várias línguas e no espaço de minutos da sua chamada. Basta seguir o nosso guia simples de 3 passos: Passo 1 - Ligue para o número do NHS Direct: 0845 4647. Passo 2 - Quando atenderem a sua chamada, indique em inglês a língua que pretende utilizar. Espere na linha até estar ligado a um intérprete que irá ajudar o NHS Direct a dar-lhe a informação e o aconselhamento sobre saúde de que necessita. Passo 3 - Em alternativa, pode pedir a um amigo ou familiar para ligar em seu nome. Espere até que o intérprete esteja em linha para explicar as razões da sua chamada.
A saúde de nossas artérias

Nenhum comentário:

Semear

Dedicatória Missionária Monica A. Teixeira.

Tv On line 24h

Tv On line 24h
olho que tudo ver

Blog cristão

Blog cristão
União de blogeiros evangélicos

Rio contra Corrupção

meteorologia

meteorologia
Tempo certo

.tenhacredito.com

.tenhacredito.com
.tenhacredito.com