Aldeia Tribo Kawoa Maracatu

Tempo de orar

Adeia Pycyry Tribo Kaywa

Adeia Pycyry Tribo Kaywa
caixa economica federal (0221)(013) (00004530-0)R$ 1,00 ( para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos. Deuteronômio 24:19)

Ano novo 2014

Tribo kamaiura /Xingu

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

http://mapeamentoespiritual.blogspot.com/2011/10/terremoto-na-turquia.html


TERREMOTO NA TURQUIA


GOVERNO TURCO CONFIRMA 239 MORTOS E MAIS DE MIL FERIDOS EM TERREMOTO

Istambul, 23 out (EFE).- Pelo menos 239 pessoas morreram e outras 1300 ficaram feridas no terremoto de 7,2 graus de magnitude na escala aberta de Richter que neste domingo sacudiu o leste da Turquia, segundo uma nova apuração divulgada pelo ministro do Interior, Idris Naeem Sahin.
Na cidade de Van, morreram cem pessoas e 117 no distrito de Ercis, disse o ministro, embora tenha assegurado que ainda há muitas pessoas sob os escombros e que existe muita preocupação com vários povoados da região que ficaram totalmente destruídos.
Só em Ercis, pelo menos 55 prédios ficaram totalmente destruídos, muitos deles blocos de apartamentos.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan pediu aos cidadãos que "não entrem nos edifícios que sofreram danos", devido ao perigo de continuarem acontecendo réplicas, como a de 5,7 graus registrada às 20h45 (horário local, 18h45 de Brasília), dez horas depois do tremor principal.
Erdogan assegurou que os trabalhos de resgate continuarão toda a noite.
O primeiro-ministro informou que serão instaladas casas portáteis e tendas de campanha para acolher aqueles que perderam seus lares para protegê-los das baixas temperaturas.
"Não deixaremos nossos cidadãos sozinhos no frio do inverno", prometeu o primeiro-ministro.
Erdogan também agradeceu o apoio de diferentes países, como Azerbaijão, Bulgária e Irã, e de outros Estados que também se comprometeram a ajudar nos trabalhos de salvamento.
O epicentro do terremoto aconteceu a apenas cinco quilômetros de profundidade, o que fez com que seus efeitos na superfície equivalessem ao de um tremor de 8 ou 9 graus de magnitude, como informaram os analistas do Centro Sismográfico Kandilli da Universidade do Bósforo, em Istambul.
O professor Mustafa Erdik, diretor do centro Kandilli, estimou que cerca de 4.000 prédios podem ter ficado danificados, 600 deles de forma irreversível, e que umas 50 construções desabaram completamente.
Além disso, calculou que entre 700 e mil pessoas podem ter morrido na tragédia. EFE
FONTE: YAHOO

Um forte terremoto de magnitude 7,3, segundo o instituto de geofísica americano USGS, abalou nestedomingo (23) o leste da Turquia, causando danos e provavelmente vítimas, informou a imprensa local.
Várias casas desabaram em consequência do tremor registrado na província de Van, na fronteira com o Irã, informou a agência de notícias Anatólia, que fala de ocorrência de réplicas.
O USGS informou ainda que o epicentro ocorreu às10h41, a 19 km no nordeste da cidade de Van.
Poucos minutos depois, ocorreu uma réplica de 5,6 de magnitude, localizada 19 km a nordeste de Van e a uma profundidade de 12 km, de acordo com o instituto americano, referência na matéria.
Antes, um canal de TV turco informou que um tremor de magnitude 6,6 atingiu o leste da Turquia. O instituto sismológico de Kandilli, em Istambul, também afirmou que a magnitude foi 6,6.
"O tremor causou muito pânico", afirmou o prefeito de Van, Bekir Kaya, ao canal NTV.
- Alguns edifícios sofreram danos, mas não recebemos informações de vítimas.
O dirigente informou ainda que a rede telefônica da cidade, que possui 380.000 habitantes, sofreu danos.
Um terremoto dessa intensidade costuma provocar muitos danos na Turquia, onde muitas casas são construídas sem respeitar as normas de segurança.
Estas leituras se baseiam na escala aberta de Magnitude de Momento, utilizada atualmente pelo serviço sismológico americano, que mede a área da falha de ruptura e a quantidade total de energia liberada pelo movimento telúrico.
Veja o vídeo:

Nenhum comentário:

Semear

Dedicatória Missionária Monica A. Teixeira.

Tv On line 24h

Tv On line 24h
olho que tudo ver

Blog cristão

Blog cristão
União de blogeiros evangélicos

Rio contra Corrupção

meteorologia

meteorologia
Tempo certo

.tenhacredito.com

.tenhacredito.com
.tenhacredito.com