Jacó, que era filho de Isaac, que era filho de Abraão, teve 12 filhos homens e uma filha mulher, chamada Diná. José, um dos filhos de Jacó, foi vendido como escravo pelos irmãos, mas tornou-se um homem poderoso e salvou a família da fome levando-a para o Egito. Lá, o faraó lhes deu terra para cultivar e para criar seus rebanhos.
Depois da noite em que lutou com o anjo, em busca da sua bênção, Jacó ganhou um novo nome: Israel. Esse nome também passou a ser usado para dar nome não apenas a Jacó, mas a toda a sua família. Todos os seus filhos, as esposas deles, os filhos e netos, e toda a sua descendência, passaram a ser chamados de Israel.
Depois que Jacó morreu, a chefia da família – a chefia de Israel – coube a Judá, seu quarto filho mais velho. A família de cada um dos irmãos passou a ser conhecida como “tribo”. Assim, havia doze tribos em Israel: As tribos de Judá, de Rúbem, de Levi, de Simeão, de Zabulon, de Issacar, de Dã, de Gad, de Aser, de Neftali, de Benjamin e a tribo de Efraim e Manassés. Não houve uma tribo de José: a tribo que teria seu nome ganhou os nomes de seus dois filhos, Efraim e Manassés.
Mas quem é Israel? Israel somos todos nós. Não é apenas o nome da família de Jacó, nem apenas o nome de um país. Quando os judeus refundaram seu país no Oriente Médio, eles lhe deram o nome de Israel para relembrar que eram todos filhos de Jacó, de Isaac e de Abraão. Mas também todos nós, cristãos, somos. Israel são todos aqueles que têm Deus como Senhor. Israel somos todos nós que seguimos a Igreja. Enfim: Israel é o povo de Deus.
Todos os anos celebramos a chegada do Ano Novo com a “Festa das Trombetas”, mas este ano a festa será emplementada com um sub-tema: “Festa das Tribos”. Cada uma das 12 descendências da igreja (representadas pelos 12 discípulos dos pastores) representarão as 12 Tribos de Israel. E Todos juntos formamos o povo de Deus. Vamos celebrar na presença do Senhor, profetizando que sobre nós está a bênção do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário