Aldeia Tribo Kawoa Maracatu

Tempo de orar

Adeia Pycyry Tribo Kaywa

Adeia Pycyry Tribo Kaywa
caixa economica federal (0221)(013) (00004530-0)R$ 1,00 ( para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos. Deuteronômio 24:19)

Ano novo 2014

Tribo kamaiura /Xingu

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

http://www.jocumrio.org/programas/desenvolvimento-comunitario

http://www.jocumrio.org/programas/desenvolvimento-comunitario

DISCIPULADO O RIO E AS NAÇÕES

É difícil conseguir um equilíbrio nos padrões de vida econômico e social entre os diversos grupos e comunidades existentes na sociedade, principalmente nos países em desenvolvimento e nos reconhecidamente pobres, pois a injustiça social se faz presente a tal ponto de polarizar as classes sociais, ou seja, ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres ficam cada vez mais pobres.

A nossa realidade como Rio de Janeiro, infelizmente é da segregação, da pobreza e da injustiça para uma grande parte da população onde ainda as melhorias parecem visar o benefício dos mais poderosos, mesmo que mudanças estejam trazendo uma desconfiada esperança no meio das comunidades cariocas.

A solução está no Desenvolvimento Comunitário proposto por Deus ao povo de Israel quando este estava sendo ainda formado no deserto através de um modelo de sociedade que deveria ser referência para os outros povos, no qual seus cidadãos deveriam se desenvolver conjuntamente, buscando cada um o seu espaço, mas sempre visando o todo, gerando justiça, através de relacionamentos saudáveis pensando sempre no bem-estar do próximo. Entendemos isto quando lemos o Pentateuco, principalmente o livro de Deuteronômio.

Acreditando nesse Padrão de Deus para as sociedades e no discipulado de nações, nós, de Jocum Rio de Janeiro, estamos fazendo as mesmas obras de Jesus, no que diz respeito a se entregar pelo próximo, atuando no Rio com projetos voltados principalmente para as áreas da Educação, Cidadania e Saúde, sendo que almejamos estar inseridos nos demais setores da Sociedade Carioca e Fluminense influenciando o povo de nossas cidades com os valores do Reino.

Como resultado de nosso discipulado nesses locais queremos fomentar nos indivíduos dessas e de outras comunidades a percepção de que podem ser proativos na construção de um Rio Justo como resultado de uma verdadeira integração entre os seus cidadãos e sabendo da grande influência que o Rio de Janeiro exerce no Brasil e no mundo, vislumbramos modelos de Desenvolvimento Comunitário que podem transformar outras cidades a partir do que está sendo desenvolvido aqui no Rio de Janeiro.

PROJETOS

  • GOL DO FUTURO
    Busca através do esporte resgatar em jovens e adolescentes valores como respeito ao próximo, auto-estima, ética, cooperação, disciplina e ajudando a se tornarem cidadãos que contribuam para a sociedade onde estão inseridos.
  • CRECHE SEMENTE
    Atende a 40 crianças, de 2 e 3 anos que são consideradas de risco, em situação de vulnerabilidade social. A Semente, como é conhecida, não é uma creche comum. Ela tem como finalidade atender todas as áreas importantes da vida de uma criança, ou seja, física, social, emocional, intelectual e espiritual.
  • PORTAL 21 E BIBLIOTECA
    Projeto de inclusão digital e de incentivo à leiitura. Cerca de 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos nas comunidades do Borel, Tuiuti e Parada de Lucas tendo acesso a internet, cursos de informática e serviços digitais, consulta e empréstimo de livros. Essas são ferramentas valiosas para inserção no mercado de trabalho.
  • CRIARTE
    Projeto sócio-educativo de artesanato que visa a geração de renda e a valorização da auto-estima das mulheres, crianças e adolescentes. levando-as a descobrir sua capacidade de criar e aprender. Os cursos oferecidos são diversos, tais como: crochê, pintura em tecido, bordado, biscuit, bijuteria em sandália, entre outros.
  • AMBULATÓRIO
    Proporciona atendimento na área de saúde oferecendo maior acessibilidade para a comunidade através da medicina preventiva e curativa, tais como: verificação de pressão arterial e glicose, curativos, atendimento de primeiros socorros e distribuição de medicamentos através de uma farmácia comunitária; além de atendimento odontológico e transporte de pacientes em caso de mergências.
  • ESTAÇÕES DA CULTURA
    O Estações da Cultura é um projeto que busca reunir uma diversidade de linguagens culturais a fim de incluir indivíduos no mundo das artes de maneira relevante e produtiva. Uma vez que é parte de nossas ações sócio-educativas esse projeto se caracteriza por atividades que sensibilizam, conscientizam, inauguram e equipam pessoas em diferentes setores das artes não apenas com a técnica mas fundamentadas por valores que podem dar sustentabilidade a decisões futuras que não se confinam apenas ao mundo cultural, mas a toda vida humana.
  • MOÇAMBIQUE
    Estabelecemos uma parceria com dois projetos. Um em educação onde, na primeira fase, produzimos uma cartilha de alfabetização na língua CiYao a qual foi publicada por uma ONG. Hoje, esta cartilha é considerada o material oficial de alfabetização do povo Yao e tem sido usada como referência para implementação de outros processos de alfabetização em outras línguas da província. Na segunda fase implementamos o CECAVI – Centro Educacional Caminho da Vida onde atendemos cerca de 96 crianças.
    O segundo projeto, focaliza o apoio ao trabalho de implantação das novas igrejas.
  • ÍNDIA
    Jocum Brasil iniciou o envio de equipes para a Índia em 1994. Como Jocum Rio de Janeiro, nosso trabalho nessa nação iniciou-se em 1998.
    No Brasil, estabelecemos um seminário básico sobre a cultura indiana, o que serviu não só para gerar identificação entre indivíduos e grupos sobre os diferentes povos e desafios deste país, mas como uma ferramenta de divulgação e recrutamento para o trabalho que desenvolvemos.
    Na Índia, temos focalizado o trabalho com crianças em situação de risco e sustento de obreiros nacionais.
  • SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
    Implantado em 1988, São Tomé e Príncipe foi o primeiro trabalho de Jocum Brasil entre inalcançados no exterior.
    Em 2000, abraçamos o desafio de cooperar com as novas iniciativas descortinadas pelo trabalho da primeira equipe de missionários no país, focalizando o investimento na formação de obreiros nacionais;  educação, através da creche e escola; e apoio ao trabalho das igrejas que surgiram nos últimos anos.
  • GUINÉ BISSAU
    Desde 1989, equipes têm sido mobilizadas por Jocum Brasil para trabalhar entre os inalcançados de Guiné Bissau.
    Em 2005, decidimos abraçar o desafio da Ilha de Caravela, considera hoje Reserva Biosférica pela UNESCO.
    Durante este tempo, desenvolvemos um trabalho nas áreas de: educação, contando hoje com 250 alunos de diversas ilhas; afirmando o trabalho da igreja local, com cerca de 50 membros.http://www.jocumrio.org/programas/desenvolvimento-comunitario

Nenhum comentário:

Semear

Dedicatória Missionária Monica A. Teixeira.

Tv On line 24h

Tv On line 24h
olho que tudo ver

Blog cristão

Blog cristão
União de blogeiros evangélicos

Rio contra Corrupção

meteorologia

meteorologia
Tempo certo

.tenhacredito.com

.tenhacredito.com
.tenhacredito.com